Três homens encapuzados invadiram o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) do bairro Mutirão, em São José de Ribamar, na madrugada de sábado (26), e roubaram duas armas de fogo após renderem o vigilante da unidade. Os criminosos também levaram o colete balístico do funcionário, que foi algemado e deixado no portão da instituição.
De acordo com informações da polícia, os revólveres levados eram de calibre 38 e continham dez munições. Os suspeitos ainda não foram identificados, e as investigações seguem para localizar e prender os responsáveis pelo crime.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) informou que, há duas semanas, está em andamento a Operação Saturação em São José de Ribamar e na área Leste da Grande Ilha, com a atuação ostensiva de tropas especializadas da Polícia Militar. A ação visa intensificar o policiamento e coibir a criminalidade na região. As equipes devem permanecer na área por tempo indeterminado, realizando barreiras em pontos estratégicos, patrulhamentos e incursões em bairros com maior índice de ocorrências.
O caso ocorre menos de um mês após crime semelhante registrado em Paço do Lumiar, também na região metropolitana de São Luís. No dia 10 de julho, dois assaltantes roubaram a arma de fogo e o colete balístico de uma vigilante em uma maternidade. Na ocasião, a dupla rendeu a funcionária e, antes de fugir, devolveu o celular dela, guardando o armamento e o colete em uma mochila.