Dia do Produtor Rural: Presidente do Sistema Faema/Senar-MA é entrevistado e fala de avanços

É um momento de celebração, mas também de reconhecimento e valorização de quem está no campo garantindo alimento, emprego e desenvolvimento para o nosso estado.

Fonte: Assessoria
Raimundo Coelho
Hoje é o Dia do Produtor Rural. Pode-se comemorar esta data com avanços na produção rural no Maranhão.
RC- Sim, com certeza. O Maranhão tem avançado significativamente nos últimos anos. Temos acompanhado um crescimento expressivo da produção agropecuária, com destaque para o aumento da produtividade, o uso de tecnologias e a diversificação das cadeias produtivas. Esse progresso é fruto do esforço do produtor rural aliado ao trabalho de instituições como o Sistema Faema/Senar, que atua na qualificação e no fortalecimento do setor. É um momento de celebração, mas também de reconhecimento e valorização de quem está no campo garantindo alimento, emprego e desenvolvimento para o nosso estado.
2. O que o Sistema Faema/Senar tem feito em favor do produtor rural?
RC- Temos trabalhado com foco na capacitação, assistência técnica e inovação. Só em 2024, oferecemos milhares de vagas em cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social, levando conhecimento prático às comunidades. Através da nossa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), estamos presentes em diversas cadeias produtivas como bovinocultura, fruticultura, avicultura, aquicultura e ovinocaprinocultura, promovendo melhoria na gestão e nos resultados das propriedades. Também atuamos na educação formal, com os cursos técnicos da Rede E-Tec e com o Agronordeste, levando oportunidades reais para jovens e adultos do meio rural.3. O Sistema CNA/Senar tem desenvolvido políticas voltadas ao segmento em todo o país. O que o senhor destacaria de avanço e conquistas no setor que tem segurado o PIB no país?
RC- O setor agropecuário tem sido o principal responsável por sustentar o PIB brasileiro, mesmo diante de crises econômicas. Destaco o fortalecimento das políticas de defesa agropecuária, segurança jurídica no campo, acesso ao crédito e à inovação tecnológica, além de ações de mercado como a internacionalização da produção. O Sistema CNA/Senar tem papel fundamental na representação dos produtores em Brasília e nos estados, atuando com base técnica para garantir políticas públicas eficazes. O avanço da ATeG em todo o país e o crescimento da educação técnica rural mostram que estamos no caminho certo.

4. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), é uma ferramenta que alia tecnologia e gestão, cujo objetivo é alavancar a produção rural nas diversas cadeias produtivas. O senhor acredita que a produção tem se fortalecido com a aplicação das técnicas corretas pelo Senar, nas propriedades rurais do país e no estado do Maranhão?
RC – Sem dúvida. A ATeG é hoje uma das ferramentas mais eficazes para transformar realidades no campo. Aqui no Maranhão, os resultados são visíveis: aumento da produtividade, redução de custos, organização da propriedade, segurança alimentar e geração de renda. Trabalhamos com metas, acompanhamento técnico contínuo e indicadores de desempenho. Isso faz com que o produtor rural se veja como gestor do seu negócio, com visão empreendedora. É a aplicação prática do conhecimento para gerar crescimento com sustentabilidade.

5- O Sindicato dos Produtores Rurais é um elo de ligação entre a Faema e o Senar. Como se encontra o cenário dessas instituições no estado e de que maneira ele ajuda o produtor rural no processo de crescimento e fortalecimento das cadeias produtivas rurais?
RC – O trabalho dos Sindicatos Rurais no Maranhão tem sido essencial. São parceiros estratégicos da Faema e do Senar, pois estão na base, junto ao produtor, ouvindo suas necessidades e articulando ações. Nos últimos anos, fortalecemos os sindicatos com formações, estrutura e reconhecimento. Eles são os braços que levam nossos cursos, programas e a ATeG a quem mais precisa. A atuação sindical organizada é o que permite que o Sistema chegue aos municípios com força e eficiência, contribuindo para o desenvolvimento de cada cadeia produtiva, de acordo com a vocação de cada região

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar