Uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou, na manhã desta segunda-feira (28), na apreensão de duas armas de fogo de uso restrito e 266 munições no km 260 da BR-010, em Imperatriz, região sul do Maranhão. O material estava escondido no porta-luvas de uma caminhonete Toyota Hilux SRX4, abordada por volta das 9h.
O veículo era conduzido por um homem de 39 anos, que viajava com uma mulher. Durante a abordagem, ao ser questionado sobre a presença de armamento, o motorista confirmou que havia armas a bordo, mas demonstrou desconhecer o local exato em que estavam guardadas. Após a retirada dos ocupantes, os agentes da PRF localizaram uma pistola Ruger calibre 9mm, um revólver Taurus calibre .357, dois carregadores — sendo um deles municiado —, além de 153 munições de calibre .357 e 113 de 9mm.
O armamento estava acondicionado de forma irregular no mesmo compartimento, sem qualquer barreira de segurança, contrariando as normas previstas no Decreto 12.345/24 e na Instrução Normativa PF nº 311/25, que vedam o transporte de armas e munições juntos e em locais de fácil acesso ao atirador.
Além do arsenal, os policiais encontraram no interior do veículo três relógios sem declaração de valor, diversos cheques endossados em nome da passageira e uma quantia de R$ 8.335 em espécie.
Apesar de apresentar documentação referente às armas, incluindo uma Guia de Trânsito (GT), o condutor não indicava o destino da viagem, o que levantou suspeitas. Questionado pelos agentes, forneceu informações desencontradas: inicialmente disse que o trajeto era de Paragominas (PA) até Sinop (MT); depois alegou que seguia para Marabá (PA), sem justificar a passagem por Imperatriz.
Diante das inconsistências e das infrações cometidas, a PRF lavrou o auto de ocorrência por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O condutor, a passageira e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.