A indústria brasileira reduziu o ritmo de lançamentos de novos produtos em julho, segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, divulgado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O indicador, ajustado sazonalmente, caiu 3,2% em relação a junho e 6,4% na comparação com o mesmo mês de 2024.
No acumulado de 2025, o índice registra retração de 4%, mas em 12 meses mantém leve alta de 0,5%. O levantamento é calculado com base na quantidade de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, servindo como termômetro antecipado da disposição das empresas para inovar e ampliar seus portfólios.
Segundo Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, a queda pode refletir um ajuste após um período de lançamentos acima da média no primeiro trimestre. “Essa antecipação pode ter influenciado o volume mais moderado nos meses seguintes”, afirmou, destacando que segmentos como têxtil e produtos diversos ainda apresentam crescimento.
O Índice GS1 é considerado um indicador antecedente de produção industrial e é divulgado sempre no primeiro dia útil de cada mês. Ele abrange setores classificados entre as divisões 10 e 33 da CNAE, com base média em 2012 igual a 100.