Clareadores dentários e o câncer

Os clareadores dentários, na hora que atuam, são peróxidosde hidrogênio. Se não for peróxido de hidrogênio e prometer clarear os dentes, tome cuidado

Fonte: Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC)

Barreira resinosa protetora verde e o gel clareador de cor laranja sendo sugado.

Têm-se várias formas e técnicas para clarear os dentes naturalmente amarelados. Até podem deixar os dentes brancos reluzentes, mas parece artificial e gosto é uma opção individual. A superfície do esmalte fica mais porosa e sua junção com o cemento terá um alargamento das janelas de dentina da região.

Nos primeiros momentos do clareamento, nota-se uma diferença quase imediata, pois o peróxido entra em todas as reentrâncias e as limpa. Com a continuidade do processo, vai clareando os dentes e até pode levar ao branqueamento,se assim for a opção.

Os clareadores dentários, na hora que atuam, são peróxidosde hidrogênio. Se não for peróxido de hidrogênio e prometer clarear os dentes, tome cuidado. Existem várias formulações do peróxido de hidrogênio, como peróxido de carbamida, peróxido de ureia, perborato de sódio e o nome mais popular é agua oxigenada.

SEGURO

No uso seguro para o paciente do peróxido de hidrogênio como clareador, deve-se evitar o contato com a mucosa bucal como a gengiva. Isto se consegue isolando os dentes com lençol de borracha ou aplicando uma camada de resina colorida sobre a gengiva na área em que ela contorna o dente. Aí se aplica o gel clareador.

Depois, usa-se um sugador de ponta descartável para aspirar todo o gel. Apenas depois, remove-se a barreira protetora. Em seguida, usa-se outra ponta de sugador para tirar o que pode ter ficado e se joga água. O clareador nem contatou e nem foi engolido.

O profissional é treinado e não dá para fazer em casa. É o que ocorre com a depilação, alisar e tingir o cabelo, manicure e lavar carros, que daria para fazer em casa, mas o trabalho, cuidados necessários e riscos não valem a pena.

CÂNCER

Desde 1980, em vários trabalhos provou-se que o peróxido de hidrogênio, se ingerido via bucal, aumenta a prevalência de câncer de intestino em estudos experimentais. Na mucosa bucal, o peróxido de hidrogênio potencializou o efeito de agentes carcinógenos, atuando como co-carcinógenos. Oclareamento feito em casa, incluindo os com moldeiras, não deveriam ser feitos.

Na boca atuam muitos agentes carcinógenos, que podem ir para o intestino, tal como produtos de todas as formas de tabaco, qualquer quantidade e frequência de álcool, raios solares, cosméticos, vírus oncogênicos, produtos químicos de alimentos ultraprocessados, conservantes, adoçantes, poluentes e etc. Evitemos mais um deles que pode ser o peróxido de hidrogênio. E saibamos que, como desinfetante em seres inanimados (objetos), ele pode ser usado, mas como antisséptico em seres vivos jamais.

ENDÓGENO

Nas células, temos peróxido de hidrogênio endógeno dentro de grânulos citoplasmáticos isolados com membranas muito resistentes que não o deixa livre. Quando as bactérias, fungos, vírus e parasitas são fagocitados pelas células, elas levam estes agressores até estes grânulos ou vice-versa, e assim os dissolve, eliminando os por completo, mas nunca liberando o peróxido de forma livre nos tecidos. O peróxido de hidrogênio endógeno não participa da carcinogênese.

O peróxido de hidrogênio existe nos chás e café, como parte de sua preparação como alimento, assim como nas crostas de carnes muito bem passadas de churrascos. Vários outros agrotóxicos, poluentes, medicamentos e hormônios nas carnes estão presentes e se somando como carcinógenos e co-carcinógenos na boca e intestino, como o álcool e váriasformas de tabaco. A carcinogênese é um somatório de efeitos, como um copo de água em que um dia, uma gota pode fazê-lo transbordar.

REFLEXÃO FINAL

O câncer de boca, orofaringe e intestino aumentam sua prevalência entre as pessoas cada vez mais jovem, pois cada vez mais cedo, entram em contato com alimentosultraprocessados e outros carcinógenos, incluindo o peróxido de hidrogênio. Saibamos nos autopreservar como indivíduos e sociedade. Usemos a ciência com sabedoria.

(

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar