A Polícia Federal oficializou nesta quinta-feira (7) a posse do delegado federal Guilherme Torres como novo superintendente regional da instituição no Maranhão. A cerimônia foi realizada no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, e contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Guilherme Torres substitui o delegado Sandro Rogério Jansen Castro, que esteve à frente da Superintendência desde janeiro de 2023. Apesar de já estar no comando da PF no Maranhão desde junho deste ano, a posse ocorreu de forma oficial apenas agora.
Com 17 anos de experiência na Polícia Federal, Torres tem passagem por cargos de chefia em estados como Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso, além de atuação em divisões estratégicas da PF em Brasília, incluindo Antiterrorismo, Contrainteligência e Meio Ambiente. Natural de Pernambuco, é graduado em Direito e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante a cerimônia, o novo superintendente destacou que terá como prioridades o combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e à redução da quantidade de inquéritos em aberto no estado. “Vamos trabalhar para melhorar os serviços prestados pela Polícia Federal no Maranhão e intensificar o enfrentamento a crimes violentos e ao narcotráfico”, declarou Torres.
O governador Carlos Brandão ressaltou a boa relação institucional entre o Executivo estadual e os órgãos federais. “Nosso governo mantém uma parceria sólida com diversas instituições, incluindo a Polícia Federal, com quem já realizamos ações importantes, como a construção de unidades prisionais em conjunto com o Ministério da Justiça”, afirmou.
Já o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, destacou que a nomeação representa uma continuidade administrativa com renovação estratégica. “A posse marca o fortalecimento da presença da Polícia Federal no estado, alinhada às diretrizes nacionais e com foco no cumprimento da Constituição e das leis, prestando cada vez mais serviços à sociedade”, disse.
“A posse de Guilherme Torres reafirma o compromisso da Polícia Federal em reforçar a atuação institucional no Maranhão diante dos desafios locais relacionados à segurança pública”, ressaltou a instituição.