Lençóis Maranhenses recebem certificado da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade

Celebração em Barreirinhas contou com autoridades nacionais e anúncio de investimentos em infraestrutura.

Fonte: Redação / Assessoria

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi certificado como Patrimônio Mundial pela Unesco (Foto: Divulgação)

O município de Barreirinhas foi palco, nesta sexta-feira (15), de uma grande festa em celebração à entrega do Certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos cenários mais emblemáticos do Maranhão e agora oficialmente reconhecido pela Unesco.

O evento reuniu autoridades como o governador Carlos Brandão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro dos Esportes, André Fufuca, além da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e representantes do ICMBio, Assembleia Legislativa, Senado e Prefeitura de Barreirinhas.

Durante a solenidade, Brandão anunciou a liberação de R$ 100 milhões para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em parceria com o Governo Federal. Também citou a recuperação do aeroporto de Barreirinhas e a instalação de iluminação para voos diretos.

“Já estamos recuperando o aeroporto, colocando iluminação e dando todas as condições para que a gente possa receber voos diretos, o que vai fortalecer hotéis, restaurantes, bares, porque isso é mais emprego e mais renda. A partir de hoje esse patrimônio não é mais só nosso, mas do mundo e cabe a nós cuidarmos desse grande patrimônio natural e para isso todos nós devemos fazer a nossa parte”, destacou o governador.

O parque conta com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais (Foto: Divulgação)

Patrimônio e preservação

O título, concedido em julho de 2023 em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reforça a necessidade de proteção ambiental e preservação cultural. Segundo a ministra Marina Silva, o reconhecimento fortalece a união entre conservação e desenvolvimento sustentável. “É um espaço para entendermos a relação entre comunidades e natureza, gerando emprego e renda sem abrir mão do cuidado”, disse.

O parque, com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais, foi considerado pela Unesco um fenômeno natural único no mundo, pela beleza cênica e pela biodiversidade. Avaliadores destacaram a integridade do local, o plano de manejo e o papel das comunidades tradicionais que vivem em harmonia com a região.

Cultura e identidade

A celebração contou ainda com shows de Fabrícia & Banda e da cantora Ana Torres. Para o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, o título trouxe maior visibilidade internacional. “Houve um aumento expressivo do turismo. É uma responsabilidade coletiva zelar por esse patrimônio”, declarou.

O presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, destacou a importância simbólica da certificação: “É um lugar em que os maranhenses encontram parte de sua identidade. A titulação aumenta nossa responsabilidade em garantir proteção e desenvolvimento sustentável”.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar