Expoema 2025 terá mais cursos de capacitação e reforça papel de maior vitrine agropecuária do Maranhão

Para o presidente da ASCEM, Ricardo Ataíde, a ampliação dos cursos acompanha o crescimento da feira e a nova fase da pecuária maranhense

Fonte: Assessoria - FAEMA / SENAR

A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema, que será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em São Luís, chega à sua edição histórica reafirmando o papel de maior vitrine do agro no Nordeste. Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), em parceria com grandes parceiros como o Sistema Faema/Senar, a feira terá uma programação que combina negócios, cultura, lazer e, sobretudo, formação profissional rural.

A edição de 2025 ampliou significativamente a oferta de cursos de Formação Profissional Rural pelo Senar.

No ano passado, a Expoema contou com 17 turmas de cursos, que capacitaram mais de 200 participantes em áreas como operação de tratores, irrigação, cerca elétrica e drones. Para 2025, o número de turmas foi ampliado e a grade contempla temas como piscicultura, classificação de grãos, derivados do leite, manejo sanitário, primeiros socorros e diferentes usos de drones no campo, além de capacitações tradicionais em bovinocultura e ovinocultura.

Para o presidente da ASCEM, Ricardo Ataíde, a ampliação dos cursos acompanha o crescimento da feira e a nova fase da pecuária maranhense. “Esta edição é a primeira do estado com o reconhecimento internacional como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, uma conquista a ser celebrada pelos criadores e pela sociedade maranhense. A ASCEM está empenhada em entregar uma edição grandiosa, à altura do que a Expoema representa para o Maranhão. Vamos fazer dessa edição uma verdadeira vitrine do nosso futuro e celebrar os 65 anos da nossa Expoema”, afirmou.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho, ressalta a importância das capacitações no contexto da feira:

“A Expoema é um espaço de negócios, mas também de conhecimento. O crescimento no número de cursos demonstra o esforço em atender a uma demanda cada vez maior por qualificação no setor rural”, enfatiza.

Ao longo de sua trajetória, a Expoema tem contribuído para o fortalecimento da pecuária, para o incentivo à pesquisa agropecuária e para a promoção do agro no Maranhão. Além do papel econômico, a feira se consolidou como um importante espaço de difusão de conhecimento, aproximando produtores, técnicos e estudantes das principais tendências do setor.

A expectativa da organização é de que a edição de 2025 supere o público registrado nos últimos anos, atraindo visitantes de diferentes regiões do estado e também de estados vizinhos. Com leilões, julgamentos de raças, torneio leiteiro, rodadas de negócios e a tradicional exposição de animais de alta genética, a feira deve movimentar a economia e fortalecer o turismo de negócios em São Luís.

Outro destaque será a valorização da agricultura familiar e da sucessão rural, com a participação de jovens em cursos e oficinas práticas. Para os organizadores, essa integração entre produtores de diferentes perfis é um dos diferenciais da Expoema, que busca valorizar tanto a tradição quanto a inovação no campo maranhense.

A programação completa do Sistema Faema/Senar na Expoema 2025 será anunciada neste fim de semana nas redes sociais oficiais da instituição e no site www.senar-ma.org.br.

 

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar