Série D: Maranhão avança às quartas, e Imperatriz é eliminado

Com o resultado, o MAC terá pela frente o ASA de Arapiraca no confronto do acesso.

Fonte: Redação

Empate contra o Central garantiu o Maranhão no mata-mata do acesso (Foto: Hugo Soares)

Dois clubes tradicionais do Nordeste confirmaram presença nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo (25). O Maranhão Atlético Clube segurou o empate sem gols contra o Central, em Caruaru, e o América-RN ficou no 0 a 0 diante do Imperatriz, em Natal. Os resultados, somados às vitórias nos jogos de ida, garantiram a classificação de maranhenses e potiguares para a fase decisiva, que vale o acesso à Série C.

Maranhão empata em Caruaru e elimina o Central

No estádio Lacerdão, o Maranhão manteve a vantagem obtida no Castelão (2 a 1) e avançou com o empate por 0 a 0 diante do Central.

A primeira etapa foi equilibrada, com a Patativa começando melhor e criando chances com Jô Santos e num desvio contra de Clessione, após falta cobrada por Augusto Potiguar. O MAC respondeu em finalizações de fora da área com Clessione e Vagalume. A disputa física intensa rendeu cinco cartões amarelos ainda no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Central adiantou as linhas, mas abriu espaços. O Maranhão quase ampliou a vantagem da ida em chute forte de Clessione, que explodiu no travessão. Nos minutos finais, a pressão foi toda dos donos da casa: Diego Aragão errou uma cabeçada por pouco, e Moacir obrigou o goleiro Jean a fazer grande defesa. Apesar do volume ofensivo, a equipe pernambucana se despediu da competição.

Com a eliminação, o Central só volta a campo em 2026, na Série A2 do Campeonato Pernambucano, tentando retornar à elite estadual. O Maranhão, por sua vez, enfrenta o ASA de Arapiraca nas quartas de final.

América-RN segura pressão e elimina o Imperatriz

Na Arena das Dunas, diante de 21 mil torcedores, o América-RN empatou por 0 a 0 com o Imperatriz e confirmou a vaga, após vencer o primeiro jogo no Maranhão por 1 a 0.

A partida foi marcada pelo drama nos minutos finais. Aos 44 do segundo tempo, Café chegou a balançar as redes para o Cavalo de Aço, mas o VAR anulou o gol ao identificar toque de mão do atacante no domínio da bola. No último minuto, nova intervenção da arbitragem de vídeo: o zagueiro André Penalva foi expulso após agredir Gabriel Lima, selando a eliminação maranhense.

O jogo teve boas chances para os dois lados. No primeiro tempo, Hebert quase marcou para o América, acertando o travessão. O Imperatriz respondeu em cabeçada de Hitalo e finalização de Rayllan, que obrigou o goleiro Renan Bragança a intervir.

No segundo tempo, Salatiel perdeu ótima chance de cabeça para os donos da casa, enquanto o Imperatriz quase fez em jogada ensaiada de escanteio. Com o adversário exposto, o América apostou nos contra-ataques e ainda levou perigo com Hebert e uma bicicleta de Alexandre Aruá, defendida pela zaga. O Cavalo de Aço tentou reagir com Wesley Santos, mas parou na defesa potiguar. Nos acréscimos, vieram os lances decisivos: gol anulado e expulsão.

Próxima fase

Com os resultados, Maranhão e América-RN seguem na disputa pelo acesso à Série C. O time maranhense terá pela frente o ASA de Arapiraca, enquanto os potiguares enfrentam o Santa Cruz, que eliminou o Altos-PI.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar