Conta de luz vai ficar mais cara no Maranhão a partir de quinta-feira

ANEEL aprova revisão tarifária da Equatorial Maranhão e novas tarifas entram em vigor em 28 de agosto

Fonte: Da redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (26) a revisão tarifária periódica da Equatorial Maranhão, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia a 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado. As novas tarifas começam a valer a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto.

Segundo a ANEEL, o processo considerou fatores como custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, além da remuneração de investimentos realizados pela concessionária e do pagamento de encargos setoriais que subsidiam políticas públicas.

A revisão tarifária periódica (RTP) ocorre a cada cinco anos e é distinta do reajuste anual das contas de luz. Nesse modelo, o cálculo busca refletir com mais precisão os custos e investimentos necessários para a continuidade do serviço.

O processo passou por Consulta Pública (CP 023/2025), que recebeu contribuições por e-mail entre 28 de maio e 11 de julho, e contou ainda com Audiência Pública realizada em São Luís, em 12 de junho, na Reitoria do Instituto Federal do Maranhão.

Os índices aprovados:

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Equatorial MA

17,46%

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

17,77%

18,67%

 17,90%

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar