A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou nesta semana a Operação Curimã II, com foco no combate à mineração ilegal de ouro em Centro Novo do Maranhão.
O ponto central da ação foi o chamado garimpo do Cipoeiro, onde equipes apreenderam máquinas pesadas, motores e caminhões utilizados na atividade clandestina. Parte do maquinário também foi inutilizada no próprio local para impedir nova utilização.
Além da atuação no garimpo, a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. A operação contou com o apoio de grupos especializados da corporação, como o Comando de Operações Aéreas (CAOP), o Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) e o Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além do suporte aéreo do Centro Tático Aéreo (CTA) e da equipe técnica do IBAMA.
Foram apreendidas sete máquinas escavadeiras, um trator e dois caminhões caçamba, além de outros equipamentos usados no garimpo. Também foram destruídas duas escavadeiras e diversos motores para inviabilizar a continuidade das atividades ilegais.
De acordo com a Polícia Federal, a área apresenta evidências de crimes como usurpação de bens da União e danos ambientais, previstos na legislação federal. As apurações seguem com análises de perícias, imagens de satélite e interrogatórios dos suspeitos.