A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira, no Maranhão, avança como um dos maiores projetos industriais do estado, com 8 milhões de metros quadrados de área locável, heliporto, refeitório, ramal ferroviário próprio e espaço para eventos. O projeto-âncora será uma mini-refinaria modular da Oil Group, voltada à produção de óleo combustível pesado (bunker) para exportação, com possibilidade de instalação de um terminal no Porto do Itaqui para o recebimento de petróleo bruto importado.
A expectativa é de 2 mil postos de trabalho diretos durante a fase de construção e 300 empregos permanentes após a conclusão. Segundo o governador Carlos Brandão, a iniciativa é fruto de negociações internacionais. “Esse movimento é resultado da nossa busca ativa na França e vai garantir a geração de mais de 2.300 empregos diretos e indiretos, trazendo oportunidade, renda e desenvolvimento para os maranhenses”, afirmou.
O projeto da refinaria prevê capacidade inicial de 20 mil barris por dia por módulo, podendo alcançar 50 mil barris/dia na terceira etapa. O presidente da Oil Group, Martin Wittstrom, destacou o apoio do governo estadual. “É o tipo de suporte que você precisa para desenvolver um projeto como este. Nossa reunião de hoje é uma extensão do encontro em Paris, onde iniciamos discussões mais sérias sobre como proceder com o projeto”, disse.
O cronograma prevê o início das obras em 2027 e a operação a partir de 2029. De acordo com Gustavo Zumel, CEO da subsidiária de refino da Oil Group no Brasil, os ajustes finais já estão em andamento. “Hoje tivemos uma reunião extremamente produtiva para avançar com o cronograma. Em Paris, lançamos as bases de uma refinaria com capacidade de 50 mil barris por dia”, explicou.
Para Pedro Rocha Neto, presidente da ZPE de Bacabeira, o impacto econômico será amplo. “A área funcionará como um distrito industrial alfandegado, ampliando o potencial exportador do Maranhão. É um projeto que pode gerar, em cinco anos, mais de 30 mil empregos diretos e indiretos”, destacou.
Formada pela holding americana Oil Group Holding US Oil, com sede em Houston (EUA), a Oil Group atua no Brasil por meio da Oil Group Brasil Oil, no Rio de Janeiro, e da Oil Group Investimentos em Refinaria S.A. O Maranhão reúne condições estratégicas para o empreendimento, com infraestrutura logística consolidada e posição geográfica favorável a rotas mais curtas para a Ásia, Europa e Estados Unidos.