Publicidade
Carregando anúncio...

Ponte sobre o Rio Parnaíba facilita travessia entre MA e PI e fortalece agronegócio no Matopiba

A estrutura substitui o transporte feito por balsas e deve impulsionar tanto a logística de escoamento da produção agrícola.

Fonte: Redação / Assessoria

Nova ponte promete transformar o escoamento de grãos no Matopiba (Foto: Divulgação)

A travessia entre Tasso Fragoso (MA) e Santa Filomena (PI) ganhou, a partir desta sexta-feira (5), uma nova realidade. Foi inaugurada a ponte de concreto armado, com 123 metros de extensão, construída sobre o Rio Parnaíba, na BR-330. A estrutura substitui o transporte feito por balsas e deve impulsionar tanto a mobilidade da população quanto a logística de escoamento da produção agrícola.

A obra, orçada em R$ 34 milhões e executada pelo DNIT com recursos do Novo PAC, foi entregue com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Richard.

Para os moradores, a ponte representa o fim da espera por balsas e filas demoradas. “Agora é 24 horas, qualquer hora podemos atravessar. Antes a gente perdia tempo e até deixava de viajar”, disse o lavrador José dos Reis Miranda.

Além do impacto na rotina da população, a ponte é considerada estratégica para o Matopiba, área agrícola que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo especialistas, a obra deve reduzir custos logísticos, acelerar a chegada de insumos e ampliar a competitividade da região de Balsas, polo do agronegócio maranhense.

Infraestrutura regional

O governador Carlos Brandão destacou que o Governo do Maranhão complementa a entrega com a pavimentação de estradas que ligam Tasso Fragoso a Alto Parnaíba. Já o ministro Renan Filho adiantou que novas obras estão em estudo, como o contorno de Balsas, para dar mais fluidez ao transporte de cargas.

Com 1.489 km de extensão, a BR-330 é uma das principais rodovias que cortam a região e desempenha papel central na integração do Matopiba. Para autoridades locais, a ponte é mais do que uma obra de engenharia: representa avanço na mobilidade, no desenvolvimento econômico e no cotidiano de quem vive e trabalha na fronteira entre Maranhão e Piauí.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar