Um exemplo de competência, determinação e união familiar. Assim é o Grupo Pontes, que no fim de semana passado (30 de agosto) comemorou na fazenda São José, em Sairé (PE), os 50 anos da Pontes Pecuária, uma das maiores referências do agronegócio brasileiro.
A festa, animada pelo cantor Juarez Júnior, carioca radicado no Ceará, onde se tornou conhecido na música do Nordeste, especialmente no forró e no sertanejo, reuniu autoridades, amigos, clientes e parceiros do grupo. Foi uma tarde-noite inesquecível, com todos os detalhes minimamente defunidos, inclusive o local do evento: a Fazenda São José era o ‘xodó’ do patriarca Guilherme Pontes, o visionário fundador do grupo, no ano de 1962.
Com o empresário Guilherme Pontes, o grupo superou enormes desafios em um tempo em que faltava tudo: estradas, energia elétrica, infraestrutura e até meios de comunicação. Hoje, transformou-se em um exemplo de perseverança, inovação e compromisso com a produção sustentável.
Sob a liderança da família Pontes, a empresa cresceu e se consolidou. Primeiro com o fundador e os filhos René de Pontes e José Guilherme, e, há 15 anos, com Renato Pontes à frente da gestão. Atualmente, a Pontes Pecuária administra diversas fazendas, como Soberana, Bonanza, São José, Viamão e Itaipavas, onde desenvolve atividades que vão da cria, recria e engorda do gado ao cultivo de soja e milho. Três dessas fazendas estão localizadas no Maranhão: Soberana (Grajaú), Viamão (Arame) e Bonanza (Arame).
O resultado é um sistema integrado e robusto que garante eficiência e qualidade.
Os números impressionam: mais de 65 mil cabeças de gado, 18 mil em semi-confinamento, 3 mil em confinamento, 14 mil vacas em estação de monta e 2.600 hectares de lavoura. Ao todo, são mais de 300 colaboradores diretos. A vocação exportadora é outro destaque: 98% da produção de machos é destinada ao mercado internacional, com foco especial no chamado “Boi China”.
A tecnologia está no coração das operações. A Pontes Pecuária utiliza inseminação artificial em tempo fixo, rastreabilidade, ultrassonografia para diagnóstico, pastejo rotacionado, terminação intensiva a pasto e confinamento. Mais recentemente, incorporou práticas inovadoras, como uso de biológicos para pastagens e lavouras, compostagem do confinamento, agricultura de baixo carbono e integração lavoura-pecuária, sempre buscando aumentar a produtividade de forma responsável.
O cuidado ambiental é outro pilar da empresa. A Pontes Pecuária preserva mais de 36,5 mil hectares de floresta nativa e firmou parceria com a BrCarbo para geração de créditos de carbono, colocando-se à frente das demandas globais por sustentabilidade. Além disso, conquistou o Selo Ouro de Bem-Estar Animal, certificado pela multinacional MSD em parceria com a QIMA, uma das maiores autoridades mundiais em auditoria e certificação.
Na celebração de meio século de história, o Grupo Pontes reforçou sua visão estratégica voltada para o futuro, com foco em pessoas, processos, produtos e conformidade ambiental, social e de governança.
Rede de hotéis – Compondo o grupo econômico, no setor de hotelaria, os Pontes detêm em Recife o Mar Hotel Conventions e o Hotel Atlante Plaza. Em Ipojuca, na praia de Muro Alto, o SummerVille Beach Resort.
Tem ainda a agência de viagens Pontestur, uma das maiores agência do Nordeste, no setor de fomento, a Securitizadora Captar.
Crédito de carbono – Com uma nova tendência e visão estratégica foi assinado com a BrCarbo, Empresas pioneiras no mercado brasileiro de projetos de carbono, o projeto de geração de crédito de carbono.
“Neste contrato de geração de crédito de carbono poderemos ofertar ao mercado o carbono gerado em nossa propriedade, demonstrando nosso compromisso com o meio ambiente e com futuras gerações”, diz Renato Pontes.
“O cuidado com nossos colaboradores, nosso meio de produção e, sobretudo, com os animais nos renderam, junto a MSD ( MERCK SHARP & DOHME), uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, parceira da Pontes Pecuária. Assim, temos a felicidade de anunciar a conquista do Selo Ouro de Bem Estar Animal, com reconhecimento mundial através da QIMA, líder em certificação no mundo”, finalizou.