Publicidade
Carregando anúncio...

PF realiza operação em Caxias e apreende R$ 467 mil em investigação contra mãe do prefeito

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em diferentes endereços, entre eles a residência da investigada.

Fonte: Com informações da PF

PF apreendeu grande quantidade de dinheiro em espécie durante a investigação (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta segunda-feira (8), a Operação Segunda Dose em Caxias, município do Maranhão. A ação investiga falsidade documental e exercício ilegal da medicina, mas acabou revelando indícios de outros crimes.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em diferentes endereços, entre eles a residência de Adriana Raquel de Sousa, mãe do prefeito Gentil Neto e secretária municipal de Proteção Social. Também foram alvo da operação a sede da secretaria e três unidades de saúde da cidade, nos bairros Salobro, Cohab e UPA.

Durante as diligências, os agentes encontraram celulares, computadores e documentos que serão analisados. Também foi apreendida uma caixa com medicamentos destinados ao Fundo Municipal de Saúde, além de R$ 467.050,00 em espécie, sem comprovação de origem.

Com essas descobertas, a apuração passou a incluir ainda os crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

A Justiça Federal determinou o afastamento de Adriana Raquel das funções públicas e da atividade médica, medida cautelar que valerá até o avanço das investigações. Caso seja confirmada a prática de todos os delitos, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

A reportagem tentou contato com Adriana Raquel, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação da investigada.

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, divulgou nota pública após a operação da Polícia Federal que teve como alvo a residência e a secretaria de sua mãe, Adriana Raquel, titular da pasta de Proteção Social do município. No comunicado, ele afirma que o município não é alvo direto da investigação e que todos os servidores colaboraram com as diligências.

O prefeito também ressalta que a presença da PF não significa comprovação de irregularidades e reforça seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, declarando confiança no trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça.

NOTA À IMPRENSA

Acompanhei com atenção a operação da Polícia Federal na data de hoje, 08/09/25, nas unidades de saúde, na sede da Secretaria Municipal de Proteção Social e na residência da secretária de Proteção Social, minha mãe, Dra. Adriana Raquel.

Apesar do município de Caxias não ser parte da investigação, prontamente determinamos a todos os servidores dos locais visitados a plena colaboração com as autoridades policiais.

A presença da Polícia Federal na residência da secretária municipal de Proteção Social, minha mãe, não significa confirmação de irregularidade. Todo cidadão tem direito à ampla defesa e ao contraditório, garantias fundamentais da nossa Constituição.

Reafirmo meu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, bem como minha confiança no trabalho sério da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal.

Prefeito Gentil

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar