Maquinário do laticínio Latma LTDA viabiliza produtividade com padrões sanitários estabelecidos pela legislação, assegurando qualidade, procedência e confiança ao consumidor
Uma propriedade estruturada com bases tecnológicas para garantir elevados padrões de produtividade e qualidade nos produtos. Essa é a realidade do laticínio LATMA Ltda, sediado na zona rural de Vitorino Freire, no Maranhão, e beneficiado pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, com orientação técnica e financeira. O empreendimento teve o reconhecimento de qualidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e recebeu o certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no último dia 5, durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema).
Administrada pelo produtor Paulo Maranhão, pecuarista tradicional com forte atuação na cadeia produtiva da pecuária de leite há mais de 15 anos, a Latma tem se destacado pela capacidade produtiva e inovação estratégica, especialmente quanto ao melhoramento genético do rebanho, realizado a partir de técnicas como inseminação artificial e transferência de embriões. Os métodos são aplicados tanto para aprimorar a qualidade geral dos animais quanto para selecionar vacas com genótipo específico para a produção de leite A2A2, um diferencial inovador no Maranhão.
Esse tipo de leite, obtido por meio de seleção genética criteriosa, é reconhecido por ser mais facilmente digerido por pessoas com sensibilidade à proteína A1. Essa característica agrega valor à produção e abre novas possibilidades de mercado para derivados lácteos, com relevância funcional e nutricional.
Os investimentos na propriedade são oriundos de financiamento do Banco do Nordeste, por meio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Com o apoio creditício, o empreendedor investiu em infraestrutura diferenciada, a exemplo de pastagem irrigada, com programação voltada para horários de menor tarifa energética, promovendo economia e eficiência. O manejo é realizado de forma rotacionada, com o uso de cercas elétricas, o que contribui para a sustentabilidade e o aproveitamento racional dos recursos; e a produção de leite, destinada à fabricação de iogurtes e queijos, é totalmente automatizada, sem qualquer contato manual.
“Conquistamos importantes avanços na nossa capacidade produtiva, graças ao apoio do Banco do Nordeste. Pudemos investir em tecnologia no pasto e adquirir uma ordenhadeira mecânica instalada em um curral adaptado, garantindo elevados padrões de higiene, qualidade e produtividade nos derivados lácteos”, explica o produtor Paulo.
Inovação e resultados
A partir dos investimentos, a unidade produtiva inicia oficialmente suas atividades com capacidade de produção diária de 90 quilos de queijo e 700 litros de iogurte, além de estrutura de armazenamento para 500 quilos de queijo e 3 mil litros de iogurte. Com o certificado do SIE, o laticínio expande agora suas possibilidades de comercialização para todo o estado do Maranhão, porque garante que todas as etapas de beneficiamento, desde a higienização até a embalagem dos produtos, sigam os padrões sanitários estabelecidos pela legislação, assegurando qualidade, procedência e confiança ao consumidor.
“Temos muita satisfação de observar o desenvolvimento de empreendimentos produtivos tão relevantes como é o caso do Latma. Além dos benefícios comerciais, o laticínio gera ocupação e renda na comunidade e se consolida como referência no setor, inspirando outros produtores da região a investirem na evolução tecnológica e produtiva de suas propriedades”, frisa o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento.
Além da área de produção do laticínio, a casa sede da propriedade também foi projetada para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, contando com um biodigestor alimentado pelos dejetos dos animais. Esse sistema transforma resíduos orgânicos, como as fezes de bovinos, em biogás, contribuindo para a geração de energia renovável e promovendo práticas sustentáveis no ambiente rural.
Empreendimento Latma Ltda., apoiado pelo Banco do Nordeste, recebe certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) das mãos da presidente da AGED Maranhão, Jucielly Campos, ao lado do presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, e do presidente do Senar/MA, Raimundo Coelho.
|
Representantes do Banco do Nordeste, Aged, Ascem, Sebrae e Senar celebram conquista do certificado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) pelo empreendimento Latma Ltda
|