
SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria Comunitária Itinerante, passou a acompanhar de perto as demandas da comunidade Alto da Esperança, no Itaqui-Bacanga. Durante os atendimentos, os moradores denunciaram a situação crítica da Travessa Turu, popularmente chamada de “rua do buraco fundo”. A via apresenta duas crateras de grandes proporções, com risco de desabamento, comprometendo a circulação de veículos e pedestres e expondo a população a acidentes.
O promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins solicitou providências à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Apesar de uma visita técnica e audiência pública realizadas em agosto, nenhuma medida efetiva foi tomada até o momento.
Além da precariedade da infraestrutura, a Promotoria também identificou falhas no atendimento em saúde. Segundo o órgão, moradores do Alto da Esperança, Tamancão e áreas vizinhas não contam com agentes de saúde e não estão inseridos na área de cobertura da unidade mais próxima, o Centro de Saúde do São Raimundo. Para tentar solucionar o problema, o MP iniciou tratativas com a direção da unidade a fim de garantir assistência básica aos moradores.
