Publicidade
Carregando anúncio...

Governo do Maranhão negocia criação de voo direto entre São Luís e Lisboa

Encontro reuniu o governador Carlos Brandão, executivos da TAP Air Portugal e representantes da Motiva Aeroportos.

Fonte: Redação / Assessoria

Encontro reuniu o governador Carlos Brandão, executivos da TAP Air Portugal e representantes da Motiva Aeroportos (Foto: Divulgação)

A possibilidade de São Luís ganhar uma rota aérea internacional direta para Lisboa, em Portugal, foi o tema de reunião realizada nesta sexta-feira (12) no Palácio dos Leões, na capital maranhense. O encontro reuniu o governador Carlos Brandão, executivos da TAP Air Portugal e representantes da Motiva Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

A companhia portuguesa, com mais de 80 anos de atuação e referência na ligação entre Brasil e Europa, já opera voos diretos para 13 capitais brasileiras. Agora, avalia a viabilidade de incluir São Luís em sua malha aérea. “Isso vai conectar o Maranhão à Europa e, com isso, trazer mais turistas e levar mais maranhenses para a Europa”, afirmou o governador Brandão, ao destacar o entusiasmo demonstrado pela TAP durante a reunião.

Turismo em ascensão

O governo apresentou aos executivos da companhia aérea os números recentes do turismo no estado. Segundo Brandão, dados do IBGE mostram que o setor cresceu cerca de 44% nos últimos anos, resultado de investimentos em grandes programações culturais como o São João e o Carnaval do Maranhão, além da projeção internacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecidos recentemente como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

“O Maranhão vive um dos melhores momentos de sua história no turismo. Os investimentos em grandes eventos culturais ajudaram a atrair visitantes, e agora queremos dar mais um passo com a abertura de voos internacionais”, destacou o governador.

TAP avalia potencial

Para o diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes, o encontro foi mais um passo para estudar a viabilidade da nova rota. “São Luís tem um patrimônio natural único, os Lençóis Maranhenses, que precisam ser conhecidos e promovidos na Europa. Queremos avaliar como isso pode ser explorado comercialmente”, afirmou.

O administrador operacional da companhia, Mário Chaves, ressaltou que São Luís “sempre esteve no radar” da empresa e que a expansão faz parte da estratégia da TAP de ampliar sua presença no Brasil.

Já a gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos, Graziela Delicatto, apresentou dados técnicos sobre o mercado aéreo local e reforçou a parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo para viabilizar novas rotas.

Neste sábado (13), a comitiva portuguesa visitou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, incluindo sobrevoo sobre lagoas e dunas e passeio pelo povoado de Atins, em Barreirinhas. A agenda integra a avaliação de potencial turístico da região como atrativo para o mercado europeu.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar