O Governo do Maranhão entregou nesta segunda-feira (15) o novo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Campus Paulo VI, em São Luís. O espaço moderno vai ampliar a formação de profissionais da saúde e abrigará os cursos de Medicina e, a partir de 2026, também de Psicologia.
Com investimento de R$ 26,2 milhões, o complexo possui quase 4 mil m² de área construída, divididos em três blocos: prédio educacional, clínica-escola e laboratório de anatomia humana. A estrutura reúne salas de aula, tutoria, consultórios, laboratórios de simulação realística e biblioteca, oferecendo condições completas de ensino e prática.
O curso de Medicina da Uema, iniciado em 2024, receberá 80 alunos por ano, metade das vagas reservada a estudantes de escolas públicas. Segundo o governador Carlos Brandão, a iniciativa é um marco histórico que vai ajudar a reduzir o déficit de médicos no Maranhão.
“Hoje, a gente inaugura um complexo educacional na área da saúde. Já temos o curso de Medicina, ano que vem teremos também o de Psicologia e vamos poder oferecer outros cursos da área. É um prédio moderno e nosso objetivo é que este curso se torne referência no estado. Então, é um momento histórico que vai contribuir para reduzir o déficit de médicos para atender a população do Maranhão”, assinalou Brandão.
O reitor Walter Canales reforçou que a nova estrutura fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão, consolidando a Uema como referência na formação em saúde.
Rede integrada
O governo também anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no entorno do campus, que servirá para o atendimento à comunidade e prática dos estudantes. Além disso, uma parceria com o Hospital dos Servidores (HSE) permitirá residência médica e maior oferta de serviços à população.
Estudantes comemoraram a conquista. Para Amiel Alencar, 21 anos, a clínica-escola “garante contato prático essencial para a formação”. Já Asafe da Costa, 22 anos, destacou que os laboratórios e a biblioteca vão “impactar diretamente na qualidade das avaliações e na formação profissional”.