A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17/9) a Operação Eurocyber, voltada a desarticular um grupo apontado como responsável por fraudes em contas bancárias na Europa. No Maranhão, equipes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Imperatriz e Sítio Novo.
Computadores, mídias e dispositivos eletrônicos, hardwallets (carteiras físicas de criptoativos), além de dinheiro e documentos. Os investigados não tiveram os nomes divulgados.
Segundo a PF, o principal alvo desenvolvia ferramentas de fraude — como páginas falsas — e comercializava dados bancários e pessoais de vítimas. Os valores obtidos circulavam por contas bancárias e por criptoativos.
A corporação calcula perdas superiores a € 7 milhões (mais de R$ 35 milhões) em contas de Portugal e Espanha.
A Eurocyber é desdobramento da Operação Eurogolpes e resulta de cooperação policial internacional. Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato eletrônico. As apurações seguem sob sigilo.