
O Maranhão alcançou no primeiro semestre de 2025 a menor taxa de crimes contra instituições financeiras dos últimos dez anos: foram apenas quatro ocorrências (dois roubos e dois furtos), contra 82 casos em 2015 e 13 em 2024, representando queda de 70%.
O resultado é atribuído à Operação Maranhão Seguro, que integra Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual, Centro Tático Aéreo e Centro de Inteligência. A estratégia combina policiamento ostensivo, reforço em rodovias e pontos estratégicos, além de investimentos em tecnologia e formação de tropas especializadas.
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate a Instituições Financeiras (DCRIF/Seic), também tem desarticulado quadrilhas e prendido criminosos de alta periculosidade, como os envolvidos no assalto à transportadora Cefor, em Bacabal, em 2024.
Segundo o secretário de Segurança, Maurício Martins, os números comprovam a eficiência das ações: “Estamos empenhados em enfrentar, investigar e reprimir qualquer ação criminosa contra instituições financeiras”.