
Multicampeões brasileiros de Fórmula Kite e destaques continentais da modalidade, os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis estão prontos para o principal desafio da temporada de 2025. Após várias semanas de treinamentos, Bruno e Socorro disputam, neste domingo (26), a primeira regata do Campeonato Mundial de Fórmula Kite, que ocorrerá até o dia 5 de outubro, na Praia de Poetto, em Cagliari, na Itália.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o patrocínio do Bolsa Atleta, disputa o Mundial com a confiança elevada pela ótima performance no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, que foi disputado em maio, na cidade de Urla, na Turquia. Brigando por posições de destaque desde as primeiras regatas, o kitesurfista maranhense avançou às quartas de final em 6º lugar mesmo sofrendo uma lesão no decorrer da competição, e encerrou o Europeu na 7ª colocação, sendo o melhor atleta das Américas na disputa.
“As expectativas são as melhores possíveis. Fiz uma boa preparação para o Mundial e estou me sentindo muito bem. Agradeço ao apoio de todos e vamos com tudo para levar a bandeira do Maranhão e do Brasil no lugar mais alto do pódio, se Deus quiser”, afirma Bruno Lobo.
O Campeonato Europeu de Fórmula Kite foi a primeira competição de Bruno Lobo após uma temporada histórica em 2024. Além de garantir o sexto lugar da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos de Paris, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França, Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do Esporte Brasileiro e homenageia os principais esportistas do país por suas performances na temporada.
Já Socorro Reis, que é patrocinada pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Brasilcap e do programa Bolsa Atleta, fez a sua preparação para o Mundial de Fórmula Kite em São Luís (MA) e em Vitória (ES), com o objetivo de se adaptar às diversas condições de ventos. O objetivo de Socorro na competição é garantir presença na flotilha de ouro do Mundial e lutar pela classificação para as quartas de final.
“O Mundial é mais um desafio muito importante em busca do meu principal objetivo, que é a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. A expectativa é a melhor possível, acredito no meu potencial e vou fazer cada gota de suor valer a pena. Com muita determinação, foco e fé, vou lutar para representar o Maranhão e o Brasil da melhor maneira possível no Mundial”, destaca Socorro Reis.
Antes do Mundial, Socorro Reis garantiu o 17° lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, na Turquia, que foi o primeiro grande evento preparatório em busca da tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de 2028 e o desafio inicial da kitesurfista maranhense na temporada, após garantir o vice-campeonato do Sertões Kitesurf e participar do Mundial de Fórmula Kite em 2024.