Publicidade
Carregando anúncio...

Comércio reúne 48% das empresas ativas no Maranhão, aponta Jucema

No Dia do Comerciário, levantamento destaca 224 mil negócios do setor e 19 mil novas aberturas em 2025.

Fonte: Redação / Assessoria
Comércio reúne 48% das empresas ativas no Maranhão (Foto: Reprodução)

No Dia do Comerciário, nesta segunda-feira, 20, a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) divulgou um panorama do setor que confirma o comércio como motor da economia estadual. Segundo o órgão, o Maranhão tem 466 mil empresas formais em atividade e, desse total, 224 mil (48%) pertencem ao comércio.

Somente em 2025, foram registradas 19 mil novas empresas comerciais no estado. São Luís lidera as aberturas no ano, com 4,4 mil registros, seguida por Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas.

O que mais abre

Entre os segmentos com maior presença no varejo e no atacado maranhense estão:

  • Lojas de roupas e acessórios

  • Representação comercial

  • Mercadinhos e lojas de variedades

  • Distribuidoras de bebidas

  • Lojas de cosméticos

  • Materiais de construção

Predomínio de pequenos negócios

A Jucema ressalta a predominância das micro e pequenas empresas (MPEs): 91% das companhias do comércio estão nessa faixa, o que reforça o papel do setor na movimentação das economias locais.

“Os números confirmam que o comércio é uma força viva da economia maranhense. Ele traduz o espírito empreendedor do nosso estado e mostra como a formalização e o apoio às pequenas empresas têm gerado resultados concretos”, disse o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.

Ambiente de negócios e crédito

De acordo com a autarquia, a melhora do ambiente de registro — com integração a municípios e processos digitais — tem contribuído para a agilidade na abertura de empresas. No campo do crédito, o governo cita o Programa Juros Zero, que oferece financiamentos de até R$ 22 mil a microempreendedores.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar