uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de combate ao crime no km 469 da BR-316, próximo ao povoado Dezessete, em Codó, quando identificou quatro homens em duas motocicletas. Uma das motos estava sem placa de identificação e com o passageiro sem capacete de segurança.
Durante a abordagem, foram encontrados, nas mochilas dos suspeitos, armamentos desmontados e desmuniciados, sendo: uma espingarda calibre 28, uma espingarda calibre 12 e duas espingardas calibre 20. Também foram apreendidos 20 cartuchos calibre 20 (19 intactos e um deflagrado), nove cartuchos calibre 36, oito calibre 12, três calibre 28, um calibre 44, além de um adaptador de calibre (36 para 20 e 44 para 20).
Além das armas e munições, o que configura o crime de porte ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido, os policiais encontraram diversos acessórios utilizados na prática de caça, incluindo: um binóculo de visão noturna, um monóculo, uma mira a laser, dois rádios portáteis transceptores e cinco armas brancas.
Questionados sobre a origem do material, os homens afirmaram que seguiam para uma propriedade rural nas proximidades para caçar animais silvestres. Diante dos fatos, todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Codó, para os procedimentos cabíveis.