Uma série de ataques com armas de fogo deixou moradores assustados em diferentes bairros da região da Cidade Operária, em São Luís, entre a noite de quarta-feira (22) e a madrugada desta quinta (23). As ocorrências, que somam feridos e um homicídio, foram registradas na Vila Janaína, Cidade Olímpica, Residencial Maria Aragão e Vila Vitória.
O primeiro episódio aconteceu por volta das 21h, na rua da Alegria, Vila Janaína, próximo a um posto de gás, onde foram ouvidos disparos. Pouco depois, outro tiroteio foi registrado na Cidade Olímpica, na rua Treze, e uma pessoa, ainda não identificada, foi atingida.
Minutos depois, uma tentativa de homicídio ocorreu no Residencial Maria Aragão, na rua Natal, nas proximidades da Unidade de Saúde Dr. Expedito Alves. A vítima, gravemente ferida, foi socorrida, mas o estado de saúde não foi informado.
Durante a madrugada, novos disparos ocorreram na Vila Vitória, na avenida Santiago. Não há confirmação de feridos. Até o momento, a polícia não informou se os casos estão relacionados ou se há suspeitos identificados.
Além dos ataques, um homicídio foi registrado na noite de quarta-feira (22). Janilson Pereira Ramos, de 43 anos, foi morto a tiros quando retornava para o albergue onde cumpria pena. Segundo a polícia, ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta — o passageiro atirou várias vezes, e a vítima morreu no local.
Janilson cumpria pena desde 2020, com condenação de 13 anos, dos quais já havia cumprido cerca de seis. A Polícia Civil investiga se o assassinato está ligado a um possível acerto de contas ou vingança.
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) anunciou o reforço do patrulhamento na Cidade Operária e em outros bairros da Grande São Luís.