Publicidade
Carregando anúncio...

Jubileu da SOBRAMES MA – 50 anos de história

Solenidade de comemoração ocorreu na noite da última sexta, 24, no auditório do CRM.

Fonte: Da Assessoria

Sobrames celebrou 50 anos de história no Maranhão (Foto: Divulgação)

Aconteceu na noite da última sexta-feira,  24/10/, em São Luís, no auditório do CRM (Conselho Regional de Medicina) grande evento de comemoração dos 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional MA, com a participação dos médicos escritores, amigos e familiares.

Na ocasião, ocorreu a distribuição de medalhas de honra pelo presidente Érico Cantanhede aos ex-presidentes ( Dr.Mario Luna, Dr João Furtado, Dr.Bentivi, Dr Michel, Dr. Pádua, Dr Arquimedes, Dra Márcia Souza, Dr Hortegal, Dr  Raimundo Barbosa, Dr Natalino Salgado), tomaram posse como novos membros: Dra Thalia Nuritza, Anibal Vital, Dr Avelar. A palestra principal foi proferida pelo sobramista Michel Herbert Alves Florencio, ex-presidente da SOBRAMES, que discorreu sobre a fundação, uma novidade para muitos, foi saber que seus fundadores eram médicos-escritores da Academia  Maranhense de Letras, sendo o principal o ilustre médico, sacerdote e escritor Pe João Mohana.

A palestra principal foi proferida pelo sobramista Michel Herbert Alves Florencio (Foto: Divulgação)

Abaixo, veja um breve relato da História da SOBRAMES nos últimos 50 anos.

A história da SOBRAMES- MA (Sociedade Brasileira de Escritores, regional Maranhão) tem em 1975 como o ano da sua formação, exatamente dez anos depois de fundada na capital paulista a SOBRAMES NACIONAL, em 1965 pelo médico e escritor Dr. Eurico Branco Ribeiro, este, inspirou-se nos Grupamento de Escritores Médicos da França.

Em 1975 Antônio Carlos Pacheco era o sexto presidente da SOBRAMES NACIONAL. Médico Psiquiatra, renomado, um dos fundadores da Escola Paulista de Medicina, presidia a Cia Brasil de Seguros, no quadro de funcionários tinha o jovem Cleto Araújo Cunha, irmão do grande professor Lúcio Cunha. Quando tomou conhecimento que seu funcionário Cleto tinha um irmão no maranhão pediu para que este entrasse em contato com Lúcio, para arregimentar os escritores médico daquele momento. Como ex -soldado do Exército Brasileiro., fez o que deveria ter feito, pois,” missão dada, missão cumprida”.

Lúcio Cunha com grande habilidade, procurou o médico, escritor e sacerdote MOHANA, que aceitou bem a ideia e buscou logo contato com importantes nomes da medicina e literatura maranhense. .

Contato com o presidente da época Jomar Moraes foi reservado dia e hora para primeira reunião 10 de fevereiro 1975 na AML (Academia Maranhense de Letras). Configuraram como membros fundadores da Primeira fase da SOBRAMES MA: Dr. Salomão Fiquene, Alfredo Luís Bacelar Viana, Antônio Salim Dualibi, Lúcio Cunha, João Mohana, Odorico Amaral de Matos. A diretoria, tendo Salomão Fiquene como presidente foi oficialmente apresentada no VI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESCRITORES MÉDICOS(SBEM), como era chamada realizado no Rio de Janeiro, em 26 DE MARÇO DE 1976.

Durante estes longos 50 anos a nossa regional viveu períodos de inatividade, a justificativa talvez devesse ao momento de efervescência profissional, quando na maioria das vezes

Nossos outros hobbies, outros talentos ficam em estado de hibernação, sufocado por outras prioridades. Negligenciamos muitas vezes uma realidade, que as artes e a literatura, funcionam como válvulas de escape para nossas, angústias e emoções. A arte de fazer literatura (poesias, contos crônicos, romances etc.) mais do que hobby, terapia, e mais, um verdadeiro antídoto para os males da alma.

Em meados da década de 80 ocorre a posse Mario Luna como presidente , segue-se sem registros, no final da Década de 90, ressurge a SOBRAMES MA com Dr João Furtado1997-1990, João Bentivi Maria do Socorro Moreira Souza e outros 24 integrantes.

Em seguida Dr Bentivi assume a liderança do grupo, como presidente no início dos anos 2000, em visita a Dr Bentivi na sede da UNIMED, compartilhei minha recente experiencia na SOBRAMES PAULISTA, reativada a SOBRAMES em 2003 é publicada a primeira Antologia Arte de Ser, realizado a primeira Exposição de Artes Médicas. Após este inédito evento as nossas atividades voltam a desaparecer…

Em 2008, Dr. Michel Herbert participa do XII Congresso Nacional em Fortaleza. Durante o evento conheci Dr. Jose Maria Chaves presidente do congresso e presidente eleito para o biênio seguinte, dete receu a missão: reativar a regional da SOBRAMES no maranhão. Novamente missão dada missão cumprida.

Em 14 de agosto de 2008 numa pizzaria da cidade cinco integrantes remanescente da gestão anterior(Hortegal, Dr. Pádua, Dra. Deíla, e Dr Weley , com Dr Michel) aceitam e abraçam a ideia de reativar a SOBRAMES-MA. Eleito nova chapa com Dr .Michel liderando SOBRAMES- tem crescido  de maneira progressiva, tem se consolidado nos últimos 20 anos como uma das mais fortes entidades médico literária do Brasil, a forma democrática tem também prevalecido, já estamos no 12 presidente, não á mais inatividade, contamos com cinco antologias( livros coletivos: Arte de ser-2003, Receita poética-2009, Sobre o amor 2012, São Luís :IV séculos de beleza e poesia( 2012), Terapia  poética, viver, cuidar e e escrever.

A entidade ou seus representantes têm participados em Feiras de livros, locais e nacionais, recebido premiações em congressos, dentro de fora do país, tem realizado concurso de poesia local com excelente participação do público em geral. Enfim, muito se fez , que esta nobilíssima entidade de passado tão glorioso continue avançando rumo ao futuro, sem hiatos temporais, deixando legados de talentosos escritores que buscam também através da sua arte marcar essa geração como médicos de homens e de almas.

Michel Herbert

Medico Pediatra, escritor, membro da SOBRAMES MA,

ABRAMES, ALL

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar