
A Força Estadual de Segurança Pública deflagrou, na manhã deste sábado (1º), mais uma fase da Operação Captura para cumprir oito mandados de prisão contra integrantes de facções criminosas no Maranhão. Até o fechamento desta edição, cinco suspeitos haviam sido presos em Santa Rita, Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte. Todos foram apresentados às delegacias de Miranda do Norte, Itapecuru-Mirim e Rosário e permanecem à disposição da Justiça.
Em Santa Rita, equipes detiveram “Leozinho”, condenado a mais de 18 anos por exploração sexual de crianças e adolescentes, tráfico de drogas e associação criminosa — a pena já transitou em julgado.
Em Itapecuru-Mirim, três pessoas foram capturadas, entre elas um adolescente com histórico de atos infracionais análogos a homicídio, tráfico e posse de arma. Ele foi localizado na casa de um dos alvos, tentou se esconder no forro e acabou conduzido para averiguação.
Ainda em Itapecuru-Mirim, um investigado de 25 anos, apontado como liderança do PCC na região e com mandado de prisão preventiva por homicídio, reagiu à abordagem disparando de dentro do imóvel. Alvejado, foi socorrido e transferido para São Luís. Além do cumprimento do mandado, responderá por tentativa de homicídio contra os policiais. Nenhum agente ficou ferido.
A Operação Captura integra o conjunto de medidas permanentes de enfrentamento ao crime organizado no estado. Desde agosto, a força-tarefa — em sinergia com a Operação Impacto — já efetuou mais de 2.700 prisões em todo o Maranhão.
Pontos-chave
-
8 mandados de prisão; 5 capturados até agora
-
Cidades: Santa Rita, Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte
-
Condenado a 18+ anos preso em Santa Rita
-
Liderança do PCC reage à polícia; autuação por tentativa de homicídio
-
2,7 mil+ prisões desde agosto (Captura + Impacto)