
SÃO LUÍS – De 12 a 14 de novembro, o Quilombo Urbano Liberdade, em São Luís (MA), recebe o Festival Criola na Área, encontro que celebra a força criativa das mulheres afro-latino-americanas por meio de música, arte, cultura popular e ancestralidade.
A programação inclui oficinas artísticas, mostras audiovisuais, apresentações culturais e shows, com destaque para o espetáculo “Criola na Área”, da artista Pantera Black, que encerra o evento com tambores e batidas contemporâneas.
Idealizado por Amanda Bertrand, o festival propõe um espaço de formação, troca e celebração da arte feita por mulheres negras e periféricas, reforçando a Liberdade como território de potência cultural.
Entre as atividades, estão oficinas de criação, vivências com mestras da cultura popular, a Mostra Punga, exibição de filmes dirigidos por mulheres negras, e a Lojinha Criativa, assinada pela artista visual Skarlati Kemblin (DaCordoBarro).
O evento é realizado pela Upaon Mundo e Criola Beat, com patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).