
Na manhã desta quinta-feira (6), uma operação integrada das forças de segurança do Maranhão — coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda — resultou na apreensão de 15.680 munições em Grajaú. A ofensiva, batizada de “Final Round” (Último Disparo), cumpriu oito mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais suspeitos de servir de fachada para atividades ilícitas.
A ação é desdobramento de uma investigação sobre o comércio ilegal de munições e armamentos na região. Segundo a Polícia Civil, o objetivo foi desarticular pontos de armazenamento e distribuição que abastecem o crime organizado em municípios do entorno.
Itens apreendidos
Os policiais recolheram:
15.680 munições de variados calibres (.12, .20, .22, .28 e .36);
250 estojos de cartuchos;
43 kg de chumbo;
130 armas brancas (facas, punhais e canivetes);
dinheiro em espécie;
um Toyota SW4;
cofres com indícios de armazenamento de armamento;
raticida;
cartões de benefícios sociais (incluindo de indígenas) e outros objetos de origem suspeita.
Um dos alvos foi um comércio na Rodoviária Municipal. Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Investigação continua
De acordo com o delegado regional de Barra do Corda, Brito Júnior, as apurações seguem para identificar a extensão da organização e possíveis novos envolvidos.
“Vamos dar seguimento às investigações, visando identificar toda a extensão dessa organização, que alimenta o crime organizado. Vamos, inclusive, aprofundar as apurações sobre a retenção de cartões de benefícios sociais de pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, usada como forma de cobrança de dívidas”, destacou.
Forças envolvidas
Participaram da operação equipes da Polícia Civil de Barra do Corda, Grajaú e da Delegacia Regional de Chapadinha; a Polícia Militar de Barra do Corda; a Guarda Municipal de Grajaú; e o Centro Tático Aéreo (CTA).