
Seis pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (6) durante uma operação integrada das forças de segurança do Maranhão em Itapecuru-Mirim, a cerca de 120 km de São Luís. A ação, que faz parte do plano estadual de enfrentamento ao crime organizado, foi coordenada pela Força Estadual de Segurança e contou com a participação da Polícia Civil, da Força Tática e do 28º Batalhão da Polícia Militar.
Entre os detidos, dois são apontados como integrantes de uma facção criminosa suspeita de envolvimento no assassinato de quatro pessoas em 21 de setembro. As vítimas foram encontradas empilhadas em uma área de mata, no povoado Entroncamento, às margens da BR-135.
Durante a operação, os agentes apreenderam uma arma de fogo, entorpecentes e aparelhos celulares. Em um dos telefones, foi encontrado material audiovisual com imagens da rotina de policiais que atuam na Força Estadual em Itapecuru-Mirim. Todos os presos foram encaminhados à Delegacia Regional para depoimento e procedimentos legais.
Operações recentes
A ação desta quinta-feira ocorre poucos dias após outra ofensiva das forças de segurança. No sábado (1º), uma operação semelhante prendeu cinco suspeitos de facções criminosas nas cidades de Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Miranda do Norte.
Entre os capturados, estavam um dos líderes do grupo e um adolescente, com passagens por atos infracionais análogos a homicídios, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Continuidade das ações
De acordo com as forças de segurança, as operações serão mantidas e ampliadas em municípios estratégicos da região, com foco na desarticulação de organizações criminosas e no reforço da presença policial.
A ofensiva faz parte de uma política estadual que busca reduzir a influência de facções, apreender armas e drogas e garantir maior segurança à população.