
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou para 22 de novembro, às 15h, o lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Será o primeiro lançamento comercial de um foguete no Brasil, marco para o setor aeroespacial nacional. A Operação Spaward é conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e integra a estratégia de internacionalização do CLA e de consolidação do país como plataforma estratégica de acesso ao espaço.
O foguete
Fabricado pela Innospace (Coreia do Sul), o HANBIT-Nano é um veículo de dois estágios com propulsão híbrida (combina combustível sólido e líquido).
-
Dimensões: 21,9 m de comprimento e 1,4 m de diâmetro
-
Massa total: ~20 toneladas
-
Capacidade de carga útil: até 90 kg
Cargas a bordo
O lançamento levará cinco satélites e três experimentos científicos de universidades e empresas brasileiras e internacionais. Entre eles:
-
PION-BR2 (UFMA): projeto educacional que enviará mensagens de estudantes de Alcântara ao espaço;
-
Jussara-K: satélite voltado à coleta de dados ambientais;
-
FloripaSat-2A e FloripaSat-2B (SpaceLab/UFSC): testes de comunicação via tecnologia LoRa.
Operação e equipe
A missão mobilizará cerca de 400 profissionais — 300 militares e 100 civis — responsáveis por execução técnica, segurança e suporte logístico. Haverá ainda 60 representantes estrangeiros do cliente sul-coreano em Alcântara para acompanhar o lançamento e o monitoramento dos sistemas.
Por que Alcântara?
O CLA tem localização privilegiada, próxima à linha do Equador, o que reduz consumo de combustível e aumenta a eficiência das trajetórias, fator que tem atraído o interesse de empresas estrangeiras para missões comerciais.
A Operação Spaward representa um passo histórico para o Programa Espacial Brasileiro, posicionando Alcântara como base operacional para lançamentos comerciais internacionais.