Publicidade
Carregando anúncio...

SAF apresenta o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES) na COP30 e destaca avanços

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou que o Maranhão chega à COP30 fortalecendo uma agenda que une preservação ambiental, produção sustentável e justiça social.

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), estiveram presentes na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30), realizada em Belém (PA), apresentando resultados, experiências e impactos do PAGES.

A iniciativa, considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia maranhense, foi destaque na programação oficial da conferência, que reúne chefes de Estado, representantes de organismos internacionais, cientistas, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil de todo o mundo.

Durante o evento, a SAF conduziu o painel “Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES): fortalecendo a agricultura familiar e os povos tradicionais do Maranhão”, que contou com a participação do secretário da SAF, Bira do Pindaré, da coordenadora-geral do projeto, Mariana Nóbrega, além de representantes do PNUD, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).

O objetivo foi apresentar o PAGES, seus avanços e suas interlocuções com diferentes atores que apoiam a implementação do projeto. Além disso, foi apresentado os investimentos estruturantes de R$ 103,9 milhões voltados à proteção e manejo florestal, restauração ecológica, sistemas produtivos sustentáveis, infraestrutura e segurança hídrica e governança e monitoramento.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou que o Maranhão chega à COP30 fortalecendo uma agenda que une preservação ambiental, produção sustentável e justiça social. “O que nós esperamos é que tenhamos a capacidade de ter um projeto exitoso e estamos caminhando na direção correta, junto com o FIDA, PNUD, universidades e as coexecutoras, como é o caso da SEDIHPOP. Esperamos muito que essa COP-30 possa iluminar todo esse povo que veio do mundo inteiro para cá, para que entendam o valor da Amazônia. Estou muito confiante de que daqui surgirão ações ainda mais fortes para ajudar o nosso povo a garantir preservação ambiental a partir de uma existência digna”, afirmou Bira.

Com a participação na COP30, o Maranhão reafirma seu compromisso com políticas ambientais baseadas em evidências, participação social e fortalecimento da agricultura familiar. O PAGES se consolida como uma das principais estratégias estaduais para enfrentar a pobreza rural, reduzir desigualdades, promover a conservação da floresta e ampliar as capacidades adaptativas das populações tradicionais diante da crise climática.

A coordenadora-geral do PAGES, Mariana Nóbrega, destacou o caráter transformador do projeto e sua importância em um contexto global de emergência climática. “A COP30 está no centro do debate que definirá o destino das próximas gerações e, por isso, trazemos um princípio muito simples e profundo, que nasce da sabedoria de Manoel da Conceição. Quando a Terra serve à vida, a vida floresce — e quando a vida floresce, a esperança se transforma em política pública. Essa lógica inspira o PAGES. Aqui, diante do mundo, afirmamos que enfrentar a crise climática exige mais do que metas: exige reconhecer que povos inteiros já cuidam da Amazônia há séculos. O PAGES não é apenas um projeto; é um pacto coletivo, com órgãos e com a floresta. Só existe justiça climática quando há justiça social”, destacou.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar