
A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quarta-feira (29), quatro pessoas investigadas por envolvimento em diversos crimes no município de Nova Iorque, na região do Médio Sertão Maranhense. A operação foi deflagrada em conjunto pela 12ª Delegacia Regional de São João dos Patos e pela Delegacia de Pastos Bons, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. Os alvos são suspeitos de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo, roubos, furto qualificado, receptação, tentativa de homicídio e crime ambiental.
A ação contou com o apoio do 35º Batalhão da Polícia Militar, do Centro Tático Aéreo (CTA) e de equipes das Delegacias de Paraibano, Buriti Bravo e Barão de Grajaú. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram e apreenderam drogas, 14 armas — sendo oito armas de fogo — grande quantidade de munições, dinheiro em espécie e diversos materiais utilizados na comercialização de entorpecentes.
A maior apreensão ocorreu em uma residência na região central de Nova Iorque. No local, duas pessoas foram presas em flagrante, entre elas o autor de uma tentativa de homicídio. Os policiais apreenderam aproximadamente 2,5 kg de crack, 134 porções de cocaína, dois revólveres calibre .38, três espingardas artesanais (uma delas adaptada para calibre .22), seis armas brancas, mais de 70 munições de diversos calibres, sete aparelhos celulares e dinheiro em espécie. Também foram encontrados pássaros silvestres mantidos ilegalmente, configurando crime ambiental.
Em diferentes imóveis vistoriados, as equipes ainda localizaram grande quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos que, segundo o delegado regional de São João dos Patos, Firmino Vilarinho, são suspeitos de serem produtos de furtos. Entre os itens apreendidos estão televisores, geladeiras, fogões, cama box, botijões de gás, caixas de som, ventiladores, liquidificadores, fritadeiras elétricas, aparelho de ar-condicionado, câmeras de segurança e outros bens de valor.
“Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia do município, onde as vítimas de furtos podem fazer a identificação mediante apresentação do boletim de ocorrência”, explicou o delegado Firmino Vilarinho. Ele ressaltou ainda que as investigações irão continuar, com foco na localização e prisão de outros dois investigados que seguem com mandado de prisão temporária em aberto.