
Os estudantes da rede municipal que participarão do Projeto Ópera para Todos farão dois ensaios gerais nesta quinta (27) e sexta-feira (28), às 16h, na Praça Maria Aragão. Os ensaios preparam as crianças para a apresentação pública da ópera “Carmen”, que ocorrerá no domingo (30).
Neste ano, alunos das escolas Maria Alice Coutinho, José Sarney, Luiz Pinho Rodrigues e Leonardo da Vinci encenarão a obra de Georges Bizet, trabalhada durante todo o processo de alfabetização de 2025. A história aborda paixão, liberdade e destino, com músicas marcantes e dramaticidade típica da ópera.
Idealizado pela educadora Ceres Murad, o projeto utiliza a arte como ferramenta pedagógica e conta com patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de São Luís. A apresentação final será gratuita e deve reunir cerca de 2 mil pessoas.
O Ópera para Todos é pioneiro no país ao integrar música, dança, literatura e drama para estimular a leitura, a escrita e o desenvolvimento emocional das crianças. O trabalho culmina na produção de um livro de reescrita narrativa e na encenação, em que os alunos se tornam protagonistas da obra.