Publicidade
Carregando anúncio...

Seduc abre cadastro antecipado para novos alunos da rede estadual em 2026

O procedimento é válido para todas as modalidades, incluindo creches, IEMA Bilíngue, entre outros.

Fonte: Redação / Assessoria
Período vai até 7 de dezembro e antecede as etapas de pré-matrícula e matrícula nas escolas da rede pública do Maranhão (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (24), o período de cadastro antecipado para estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino em 2026. A etapa, que segue até 7 de dezembro, é obrigatória e serve como base para a organização da pré-matrícula e do processo de alocação nas unidades escolares. O preenchimento deve ser feito exclusivamente pela plataforma oficial:
https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2026/

De acordo com a secretária Jandira Dias, o modelo organizado por etapas adotado desde 2024 otimizou o atendimento às famílias e trouxe mais agilidade ao processo. Ela destaca que o cadastro antecipado permite que as próximas fases aconteçam com maior precisão e sem sobrecarga de acesso nos últimos dias.

O procedimento é válido para todas as modalidades da rede estadual: creches (Centro e Liberdade), IEMA Bilíngue, ensino fundamental residual, ensino médio parcial e ensino médio em tempo integral nos Centros Educa Mais. Para iniciar o cadastro, é obrigatório informar o CPF do estudante.

O formulário é dividido em três partes:

  • Dados pessoais do aluno e do responsável;

  • Documentação complementar, como RG e informações socioidentitárias;

  • Endereço completo da residência.

Após confirmar as informações, o usuário já estará apto a participar da fase de pré-matrícula, que ocorrerá em dezembro, quando poderá escolher a escola onde deseja estudar. A matrícula definitiva está prevista para janeiro de 2026.

O processo, segundo a Seduc, foi planejado para garantir organização, celeridade e melhor distribuição dos estudantes nas unidades escolares, evitando filas e sobrecarga administrativa.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar