
SÃO LUÍS – O Festival Poético A Casa da Mãe Joana comemora 10 anos no dia 29 de novembro, a partir das 17h, no Tebas Bar e Café, no Centro Histórico de São Luís. Com entrada gratuita, o evento reafirma seu papel na cena literária maranhense ao reunir mais de cinco horas de poesia, música e ações culturais.
A celebração inclui o lançamento de três livros: Asfixia, de Danielle Freitas, que aborda violências estruturais; Pororoca, de Mila Martins, obra marcada por ancestralidade e espiritualidade; e O Ritornelo, de Jane Maciel, com poemas escritos ao longo de 12 anos sobre deslocamentos e pertencimento.
A coordenadora de produção, Joana Golin, destaca que reunir esses lançamentos no festival reforça o propósito do projeto, que nasceu para dar visibilidade a diferentes vozes e fortalecer a poesia produzida no Maranhão.
A programação conta ainda com artistas como Paulo Freire, Brena Maria, Sollamya, Debs, Paulinho Nó Cego e outros, além de DJs KL e Agojy de Exu, oficina de fanzine com Lanna Luz, atividades infantis com a Cia Chegança e o tradicional microfone aberto.
O festival é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio de instituições culturais municipais, estaduais e federais.