
SÃO LUÍS – A Pesquisa de Intenção de Consumo da Fecomércio-MA mostra que 56,2% dos consumidores de São Luís pretendem comprar no Natal 2025. Entre os que vão presentear, 60,2% pretendem adquirir dois itens, com o vestuário liderando as escolhas (66,2%), seguido de brinquedos (27,5%) e sapatos e acessórios (22,3%). Produtos de maior valor, como celulares e eletrodomésticos, aparecem com baixa intenção devido às compras antecipadas na Black Friday.
O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, destaca que o cenário representa oportunidade para o varejo ajustar mix, preços e estratégias de atração.
O cartão de crédito segue como principal forma de pagamento (68,9%), enquanto dinheiro ou PIX à vista representam 33,4%. A maioria dos consumidores prefere parcelamentos curtos, entre 1 e 6 vezes.
As lojas de shopping lideram a preferência de compra (48,2%), seguidas por lojas de rua (36,2%) e pela Rua Grande (28,8%). As compras online ainda são pouco expressivas (1,5%), com destaque para roupas.
Sobre a comemoração, 58% pretendem celebrar o Natal, principalmente em casa ou com familiares. Sábado, quarta e terça-feira são os dias mais citados para compras. Promoções (74,4%) e preço (67,5%) são os fatores que mais influenciam a decisão de compra.
A pesquisa entrevistou 700 consumidores entre 11 e 14 de novembro, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais.