
O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, divulgou nesta segunda-feira (15) a primeira foto de Ahmed al Ahmed, homem que desarmou um dos atiradores durante o ataque ocorrido em uma praia de Sydney, na Austrália. Na imagem, Ahmed aparece em uma cama de hospital, com a mão enfaixada, após ser atingido por dois tiros e passar por cirurgia.
Minns classificou Ahmed como “um herói da vida real”, destacando que sua coragem salvou inúmeras vidas ao enfrentar o agressor, mesmo correndo grande risco pessoal. O premiê afirmou ainda que foi uma honra agradecer pessoalmente ao cidadão pela atitude altruísta.
Ahmed, de 43 anos, é pai de dois filhos, muçulmano, cidadão australiano e vendedor de frutas e verduras. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ele entra em luta corporal com um dos atiradores e consegue desarmá-lo.
Segundo a polícia australiana, o ataque foi cometido por um pai e um filho durante uma celebração judaica, resultando na morte de 15 pessoas. Um dos atiradores morreu no local e o outro permanece internado em estado grave.