Publicidade
Carregando anúncio...

Nova faixa de isenção do IR beneficia mais da metade dos professores da educação básica no Maranhão

Estudo do Ipea aponta que percentual de docentes isentos sobe de 24,6% para 52,4% com regra que passa a valer em 2026

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Isenção do IR duplica
número de professores da
educação básica que não pagarão imposto no Maranhão (Foto: Reprodução)

A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos mensais de até R$ 5 mil, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com vigência a partir de 2026, terá impacto significativo sobre os professores da educação básica no Maranhão. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que o estado está entre aqueles com maior número de docentes beneficiados pela medida.

De acordo com estimativas apresentadas em Nota Técnica do Ipea, antes da mudança na legislação, 24,6% dos professores da educação básica no Maranhão estavam isentos do pagamento do Imposto de Renda. Com a nova regra, esse percentual sobe para 52,4%, o que significa que mais da metade dos docentes do estado deixará de recolher o tributo.

Além da ampliação da isenção total, a lei também estabelece descontos no Imposto de Renda para rendas mensais de até R$ 7.350. Nesse cenário, outros 18,9% dos professores maranhenses da educação básica serão beneficiados com a redução das alíquotas.

O estudo aponta ainda uma queda expressiva no número de docentes submetidos à alíquota máxima de 27,5%. Atualmente, 51,2% dos professores da educação básica no Maranhão estão nessa faixa de tributação. Com a nova política, esse percentual deverá cair para 28,7%, reduzindo a carga tributária sobre a categoria no estado.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar