
Enquanto cristãos ao redor do mundo se preparam para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, uma época de alegria, esperança e paz, cristãos no Irã enfrentam uma realidade muito diferente.
Em 2025, o governo iraniano intensificou a repressão contra os seguidores de Jesus, especialmente aqueles que se converteram do islamismo ou participam de cultos em igrejas domésticas. O simples ato de orar, celebrar a ceia, batizar recém-convertidos ou reunir-se com outros cristãos tem sido tratado como crime no Irã.
Pelo menos 26 irmãos e irmãs em Cristo celebrarão o Natal em prisões por todo o país. Eles cumprem penas por sua participação em igrejas domésticas. Dentro das prisões, muitos enfrentam privação de cuidados médicos, pressão psicológica para renunciar à fé, interrogatórios sobre suas crenças e, às vezes, abusos físicos.
Nesta época de luz, lembramos que o próprio Cristo prometeu que enfrentaríamos dificuldades por amor ao seu nome, mas que ele caminharia conosco mesmo nos momentos difíceis. Convidamos a igreja brasileira a ajudar nossos irmãos e irmãs no Irã que vivem essa realidade. Por meio da oração, ajude-os a lembrarem-se dessas verdades de esperança em Deus. Escolha um nome por quem interceder neste Natal.
Pastor Joseph Shahbazian
Nasser Navard Gol-Tapeh
Aida Najaflou
Lida Alexani
Morteza Kalvin Faqanpour-Sasi
Mehdi Rahimi e Kia Nourinia
Abbas Soori e Narges Nasri
Essas histórias não são manchetes distantes, mas vidas reais. Pais, mães, pastores e irmãos em Cristo que seguem a Jesus fielmente em meio à perseguição. A coragem deles nos lembra a igreja primitiva, que também cresceu sob pressão e perigo, conforme relato do livro de Atos. Neste Natal, enquanto celebramos o Emanuel, “Deus conosco”, unamos nossos corações aos cristãos presos no Irã que conhecem sua presença mesmo atrás das grades e celebram a chegada de Jesus, a luz do mundo.