
O Sindicato Nacional dos Aeronautas convocou uma assembleia geral extraordinária para a manhã da próxima segunda-feira, 29, com o objetivo de deliberar sobre a possibilidade de deflagração de greve por pilotos e comissários de voo. A categoria encontra-se em estado de greve, condição que indica a intenção de paralisação caso as negociações trabalhistas não avancem.
A convocação ocorre após a rejeição, por margem estreita, da proposta apresentada pelas companhias aéreas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A votação foi realizada nos dias 21 e 22 de dezembro, no âmbito de negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Do total de votos, 49,31% foram contrários à proposta, 49,25% favoráveis e 1,44% resultaram em abstenção.
As tratativas envolvem apenas pilotos e comissários das companhias Azul e Gol. Em relação à Latam, os aeronautas associados aprovaram, ainda em dezembro, os respectivos acordos coletivos propostos pela empresa.
Entre as reivindicações econômicas iniciais da categoria estão recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor acrescido de 3%, reajuste do vale alimentação pelo INPC mais 10%, ampliação de benefícios de previdência privada, aumento das diárias internacionais e pagamento em dobro da hora noturna. As demandas também incluem cláusulas sociais e operacionais, como repouso mínimo de 12 horas em hotel e remuneração do tempo em solo.
Na terça-feira, 23, o Tribunal Superior do Trabalho apresentou uma nova proposta intermediária, prevendo reajuste salarial pelo INPC acrescido de 0,5% e aumento de 8% no valor do vale alimentação. A proposta ainda será submetida à avaliação dos aeronautas.
Caso a assembleia aprove a greve, a paralisação não será imediata. Conforme informado pelo sindicato, há um prazo legal de 72 horas entre a deliberação e o início efetivo do movimento. As companhias envolvidas foram procuradas para comentar o assunto; a Azul informou que não irá se manifestar, enquanto a Gol não respondeu até a divulgação das informações.