
Um boletim de ocorrência registrado no Plantão da Delegacia Especial da Mulher revela denúncias de violência doméstica envolvendo o cantor maranhense Andson Mendonça de Andrade. Segundo o registro policial, o artista é suspeito de ter agredido física e verbalmente a esposa, com quem mantém um relacionamento de cerca de 12 anos e tem um filho de 3 anos de idade. O caso teria ocorrido após o casal deixar um estabelecimento comercial em São Luís.
De acordo com o relato prestado à Polícia Civil, o episódio de violência teria começado durante o trajeto entre um bar localizado na região do Bequimão e a residência do casal, na madrugada da quarta-feira, 24. A discussão, conforme a vítima, teria sido motivada por um desentendimento sobre a decisão de parar ou não para lanchar.
Ainda segundo o boletim, durante o percurso no veículo, o cantor teria proferido ofensas verbais contra a mulher. O registro aponta que, na sequência, a situação evoluiu para agressões físicas, incluindo socos e puxões de cabelo, ainda durante o deslocamento até a residência.
O documento policial relata que as agressões teriam continuado após a chegada do casal em casa, com novos episódios de violência física e verbal. A vítima afirmou que chegou a pedir ajuda a vizinhos, mas não obteve resposta. A situação teria sido interrompida após a mulher conseguir contato com um amigo do cantor, que foi ao local e o convenceu a deixar o imóvel.

No boletim de ocorrência, a vítima manifestou o desejo de não dar continuidade ao casamento e informou que pretende se mudar para outro estado por receio de novos episódios. Também foram solicitadas formalmente medidas protetivas de urgência, com o objetivo de impedir qualquer tipo de aproximação ou contato por parte de Andson Mendonça de Andrade.
A assessoria do cantor negou as acusações e informou que o caso tramita sob segredo de justiça.
“O artista Andson Mendonça, por meio de sua assessoria jurídica, vem a público esclarecer que tem ciência das informações recentemente divulgadas e reafirma seu respeito absoluto às instituições, às decisões do Poder Judiciário e ao devido processo legal.
O caso tramita em segredo de justiça, por determinação judicial, razão pela qual não é possível expor publicamente fatos, documentos ou versões neste momento, sob pena de violação legal e processual.
Esclarece que as medidas atualmente em vigor possuem natureza cautelar e preventiva, não representando juízo definitivo de culpa ou responsabilidade penal, devendo prevalecer o princípio constitucional da presunção de inocência.
O artista nega veemente as acusações que lhe são atribuídas, e sempre teve sua vida pessoal e profissional amplamente pública, construiu uma trajetória conhecida, transparente e marcada pelo carinho do público e de todos que o acompanham ao longo dos anos. Ressalta, ainda, que o caso insere-se no contexto de um processo de divórcio, estando a acusação sendo utilizada de forma totalmente diversa do verdadeiros fatos, circunstância que será devidamente esclarecida nos autos, no momento oportuno.
Andson Mendonça está inteiramente à disposição da Justiça para esclarecer a verdade dos fatos, exercendo seu direito constitucional à ampla defesa e ao contraditório (art. 5º, incisos LIV e LV, da Constituição Federal).
Por fim, confia que a verdade será apurada de forma técnica, imparcial e responsável no curso regular do processo judicial, preservando-se a dignidade e os direitos de todas as partes envolvidas. Em respeito ao segredo de justiça e à seriedade do caso, é o que tem a esclarecer, reiterando sua total confiança no Poder Judiciário.”