
Uma atividade física acessível e envolvente: a corrida tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão social. Ao promover a participação de pessoas de diferentes idades, habilidades e origens, o esporte ajuda a criar laços comunitários, fortalecer a solidariedade e promover a saúde de forma coletiva. E você, já pensou em incluir a corrida na sua rotina? Então, que tal conhecer outros benefícios e investir nesse estilo de vida?
Sem dúvidas, grupos de corrida e eventos comunitários criam oportunidades para que as pessoas se conectem, construindo amizades e uma rede de apoio. Mas, além disso, correr também pode aumentar a autoconfiança dos indivíduos, especialmente aqueles que enfrentam desafios sociais ou pessoais, proporcionando um senso de conquista.
E um dos principais fatores que também fazem toda a diferença para quem decide apostar no esporte, é a melhora na saúde, já que correr regularmente ajuda a controlar o peso, melhora a capacidade cardiovascular, fortalece músculos e ossos, e pode reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por isso, se engana quem pensa que correr é apenas para os jovens: à medida que envelhecemos, a busca por um estilo de vida mais saudável se torna cada vez mais essencial.
De olho nos cuidados com a saúde mental, a corrida pode ser uma forte aliada contra a ansiedade e a depressão, tão frequentes no dia a dia das pessoas, diante de uma rotina agitada. As passadas liberam endorfinas que melhoram o humor, contribuindo para uma mente mais leve e saudável, agregando mais qualidade e até mesmo expectativa de vida.
É nesse contexto que o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano (IADVH) surge como exemplo de iniciativa que estimula o bem estar junto ao esporte. O instituto atua com projetos voltados para a educação, saúde e desenvolvimento humano, promovendo iniciativas que impactam positivamente a vida em comunidade, como a “Corrida Moov: IADVH em movimento pelo bem estar”, que será realizada no dia 8 de fevereiro de 2026, em São Luís.
“Estamos muito animados com a oportunidade de reunir pessoas de todas as idades para celebrar a saúde e a inclusão. Este evento será uma grande chance para todos se prepararem e se unirem em torno de um objetivo comum. Vamos ter muitas interações e, claro, a energia contagiante de quem tem amor pela corrida, com espírito esportivo”, finaliza Geová Santos, presidente do IADVH.
O evento, que acontecerá na Praça dos Pescadores com percursos de 5km e 3km, já está com as inscrições abertas por meio do link www.cronoesportes.com.br/