
O Projeto Trilha dos Saberes para o Turismo, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), encerrou 2025 com um saldo positivo: 1.023 pessoas qualificadas em 12 comunidades tradicionais do estado. A iniciativa tem como foco o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC), valorizando a cultura, os saberes e as tradições locais.
Coordenado pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, o projeto oferece capacitações nas áreas de hospitalidade, condução e roteirização, artesanato e gastronomia, além de atividades práticas e experiências imersivas nas comunidades atendidas, entre elas ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
Em 2025, uma experiência do projeto no Território Indígena Araribóia, em Amarante do Maranhão, foi incluída no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. O Trilha dos Saberes também recebeu destaque ao conquistar o 8º Prêmio Cazumbá de Turismo e ao ser indicado novamente à premiação em 2026, na categoria Iniciativa Sustentável com Identidade.