
Os Estados Unidos suspenderam a concessão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, segundo informações divulgadas pela Fox News e compartilhadas pela Casa Branca. A decisão do governo do presidente Donald Trump não altera, até o momento, os vistos de turismo e passa a valer por tempo indeterminado a partir de 21 de janeiro.
De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, a medida busca impedir a entrada de imigrantes que possam se tornar um “encargo público”, com base no uso de benefícios sociais. Um memorando interno orienta funcionários consulares a recusarem pedidos enquanto o governo reavalia os critérios de triagem e verificação.
A suspensão ocorre em meio a uma onda de protestos contra a política anti-imigração do governo, intensificada após a morte de Renee Nicole Good durante uma ação do serviço de imigração (ICE), no estado de Minnesota. Trump tem acusado comunidades de imigrantes, especialmente somalis, de fraudarem programas sociais, o que foi rebatido pelo governador Tim Walz, que classificou as ações como retaliação política.
A Casa Branca ainda não divulgou oficialmente a lista completa dos países afetados. O Itamaraty informou que não comentou o caso até o momento, e a Embaixada dos EUA no Brasil ainda não se manifestou.