
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo inicia a temporada de 2026 com a disputa do evento-teste do Campeonato Mundial de Vela de 2027, que será realizado entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Fortaleza (CE). A competição reúne atletas de 32 países e é considerada etapa estratégica para a confirmação da capital cearense como sede do Mundial.
Número 1 das Américas na Fórmula Kite e multicampeão brasileiro, Bruno encara o evento como parte fundamental do planejamento para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. O atleta destaca a importância da competição tanto pelo alto nível técnico quanto pela possibilidade de disputar, em 2027, uma seletiva olímpica em solo brasileiro.
Após a cerimônia de abertura neste sábado (24), as regatas ocorrerão em três bases da cidade: Iate Clube, Marina Park Hotel e Aterro da Praia de Iracema. Além da Fórmula Kite, haverá disputas nas classes olímpicas ILCA 6, ILCA 7 e iQFoil.
Bruno Lobo vem de uma sequência de bons resultados internacionais, com destaque para a 13ª colocação no último Mundial de Fórmula Kite, na Itália, e o 7º lugar no Campeonato Europeu, na Turquia, consolidando-se como um dos principais nomes da vela nas Américas.