
SÃO LUÍS – A inadimplência das famílias de São Luís caiu para 25,4% em dezembro de 2025, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Fecomércio-MA em parceria com a CNC. O índice é o menor já registrado para meses de dezembro desde o início da série histórica, em 2019.
Apesar de 71,6% das famílias ainda estarem endividadas, o dado indica maior equilíbrio financeiro, com menos consumidores atrasando pagamentos. O endividamento se mantém estável desde 2022, após atingir pico de 88% em 2020, durante a pandemia.
O cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de dívida, concentrando 77,6% dos casos. No entanto, a qualidade do endividamento melhorou: apenas 5% das famílias declararam não ter condições de pagar dívidas em atraso, também o menor nível da série.
Em comparação ao cenário nacional, São Luís apresenta desempenho mais favorável, com inadimplência e incapacidade de pagamento inferiores à média do país. Para o comércio, a queda da inadimplência amplia a previsibilidade e reduz riscos, fortalecendo o consumo de forma mais planejada.