
SÃO LUÍS – A Sociedade Recreativa Favela do Samba realizará nesta quinta-feira, 29 de janeiro, à partir das 19 horas e 30 minutos grande ensaio de rua no bairro do Sacavém para alinhamento com os brincantes e simpatizantes favelenses, o grande desfile que promete surpresas para o folião maranhense. Como já é do conhecimento público, o enredo favelense é inspirado na trajetória da quebradeira de coco Nelinha do Babaçu, cujo título é “NELINHA DO BABAÇU: Da menina que buscava fogo à mulher que trouxe sonhos, esperança e fé, uma metamorfose inspiradora!”
Esse ensaio de rua, segundo o diretor de carnaval da Favela do Samba irá reunir a bateria, alas coreografadas, comissão de frente, casais de mestre sala e porta bandeira e alas especiais, devendo ser observadas os pontos que precisam ser aprimorados para o desfile competitivo que ocorrerá no dia 20 de fevereiro.
BARRACÃO
Por outro lado, os trabalhos de barracão prosseguem a todo vapor Sob o comando de Júlio Matos e Luís Carlos Pinheiros – conhecido por Vovô, que foi interprete e integrante da escola do Sacavém por mais de duas décadas. Vovô está de volta à sua escola do coração e promete desenvolver um trabalho inspirador que vai surpreender a todos na avenida.
Além de Vovô a escola Favela do Samba conta ainda com a volta do carnavalesco Júlio Matos para seus cast de criadores, que assina a concepção e criação dos carros alegóricos, enquanto as composições e destaques de luxo continuam com o premiadíssimo carnavalesco Pedro Padilha, que nos últimos anos tem sido o maior responsável pelos itens que mais surpreendem os desfiles daquela agremiação carnavalesca.
De acordo com a diretor de carnaval da Favela do samba, João Moraes, o carnavalesco Júlio Matos vai ficar responsável pela criação dos carros a partir da proposta apresentada por Pedro Padilha, que também é o autor do enredo favelense para o carnaval de 2026 cujo tema é “NELINHA DO BABAÇU: Da menina que buscava fogo à mulher que trouxe sonhos, esperança e fé, uma metamorfose inspiradora!”
Falando sobre esse novo desafio, o Presidente da Favela do Samba, Professor Euclides Moreira Neto, disse que é uma alegria ter trazido de volta àquela escola dois grandes integrantes das construções dos sonhos visuais da Favela. Disse Euclides que “Esperamos corresponder às expectativas e fazer uma grande ópera popular no carnaval de 2026, homenageando as quebradeiras de coco babaçu, à partir da trajetória de Nelinha do Babaçu, que tem uma vida recheada de lutas, conquistas e vitórias.
ALAS
Ainda sobre a produção artista da Favela do samba, o diretor de carnaval ressaltou que as fantasias de alas foram concebidas pelo carnavalesco Rafael Mendes, atualmente radicado em São Paulo, onde também desenvolve trabalhos ligados ao carnaval. Todas as alas já estão à disposição da comunidade (redes sociais e na quadra da escola, na avenida dos Africanos, s/n – bairro Sacavém) e os interessados em se juntar à nação favelense devem se dirigir à quadra e escolher aquela que melhor lhe agradar. Os preços são bastantes populares e acessíveis.
O Presidente da escola Favela do Samba fez questão de ressaltar o empenho da equipe de carnavalescos que estão dando toda sua energia criativa para realizarem um belo projeto visual para contar a história de Nelinha do Babaçu, num enredo impactante, lúdico e muito afetivo para nós maranhenses.