
Uma ação conjunta do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) e do Procon/MA resultou na interdição de uma academia e uma escola de natação no bairro do Cohatrac, em São Luís, na manhã desta quinta-feira (29). A medida foi tomada após a constatação de diversas irregularidades que comprometiam a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos.
A Academia I9 Fitness foi interditada por não apresentar registro no CREF, alvará sanitário, certificado do Corpo de Bombeiros, além de problemas estruturais e estágio irregular. As atividades foram suspensas por 30 dias, prazo para regularização.
Já a escola de natação Acqua Sol também foi interditada por falta de alvará de funcionamento, ausência de registro no CREF, inexistência de profissional de Educação Física habilitado e exercício ilegal da profissão, além da ausência de certificações obrigatórias.
Segundo os órgãos fiscalizadores, as ações têm caráter preventivo e buscam garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que diz respeito à proteção da saúde e segurança dos usuários. Denúncias e consultas sobre a regularidade de estabelecimentos podem ser feitas no site do CREF21/MA.
