
SÃO LUÍS – A Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís (CENMAN) cumpriu 220.843 mandados judiciais em 2025, o equivalente a 96,17% dos 229.615 expedientes distribuídos no período. Apenas cerca de 3% das ordens foram devolvidas às unidades de origem por falta de informações essenciais, como endereço insuficiente.
Segundo o secretário Charles Pimentel, o resultado reflete o compromisso da unidade com agilidade e produtividade. Durante o ano, a CENMAN realizou uma força-tarefa para cumprimento de mandados de prisão por dívida de pensão alimentícia, com apoio da Polícia Militar e outras instituições. A ação resultou na prisão de devedores e na recuperação de mais de R$ 150 mil em débitos.
Maior central do tipo no Maranhão, a CENMAN conta com 178 oficiais de justiça, 12 servidores administrativos e atende 93 unidades judiciais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A unidade é coordenada pelo juiz Fernando Jorge Pereira.
Além da atuação judicial, a Central desenvolveu ações sociais, como o projeto Central Solidária, que arrecadou e distribuiu mais de 280 cestas básicas a instituições filantrópicas e trabalhadores terceirizados. A equipe também participou de cursos e capacitações em parceria com a ESMAM, abordando temas como avaliação de bens, novas tecnologias, elaboração de certidões e comunicação.
Em 2025, a unidade integrou ainda o projeto “Produtividade Extraordinária”, da Corregedoria Geral da Justiça, que reforça o cumprimento de mandados em comarcas com grande acúmulo de demandas, utilizando tecnologia e planejamento estratégico para dar mais celeridade ao serviço.